segunda-feira, 29 de março de 2010

Excesso de Informação...


No mundo atual, o volume de informações e dados que são publicados e transmitidos é multiplicado por dez a cada cinco anos. Segundo analistas, no ano de 2013, haverá a circulação de cerca de 667 exabytes circulando pela internet.

Propiciar maior acesso à informação e interatividade virtual são umas das primícias de programas sociais por parte de governos de países de economia emergente, para que, no decorrer do século 21, não exista uma grande massa de pessoas analfabetas digitalmente. Por outro lado, há algo que preocupa nas questões sociais e psicológicas, como educar cada pessoa a filtrar e selecionar as melhores informações trocadas e recebidas pela web?

Desde o início deste texto, você deve está se perguntando: o que é “exabyte”? Para quem não tem muita intimidade com a linguagem da informática, cada arquivo ou dado que você armazena e envia em seu computador ou dispositivo móvel, como o pen drive, possui uma espécie de “peso” que crescentemente seguem, popularmente, a seguinte ordem: byte, kilobyte, megabyte, gigabyte, terabyte, petabyte e exabyte. Essa lista continua :

1 Byte = 8 bits
1 Kilobyte (KB) = 1024 bytes
1 Megabyte (MB) = 1024 kilobytes
1 Gigabyte (GB) = 1024 megabytes
1 Terabyte (TB) = 1024 gigabytes
1 Petabyte (PB) = 1024 terabytes
1 Exabyte (EB) = 1024 petabytes
1 Zettabyte (ZB) = 1024 exabytes
1 Yottabyte (YB) = 1024 zettabytes

O exabyte significa 1 bilhão de gigabytes. Saindo da área técnica da informática e retornando ao estudo de quantidade de acessibilidade, segundo os estudiosos da área cognitiva, a evolução da quantidade de armazenamento e transmissão de informação acelerada pela internet poderá ocasionar no risco do “cognitive overload” nas pessoas, em português o termo significa “sobrecarga cognitiva” e se refere ao trabalho de aprendizagem cerebral acima de sua demanda natural.

Nesse estudo há o aspecto social, segundo a revista Economist, entre os anos de 1990 e 2005, a classe média em todo mundo aumentou em 1 bilhão de pessoas, pessoas que passaram a ter mais acesso à educação e à internet, ampliando o volume de conteúdo na rede. Nos tempos atuais, como o crescimento do e-commerce, a Wal-Mart já realiza mais de 1 milhão de transações efetuadas pelos seus consumidores a cada hora, e no setor de mídias sociais, o Facebook hospeda 40 bilhões de fotos.

Sabemos que a informação consome a atenção da pessoa e a internet, em determinado nível, a privacidade. Além da atenção, o excesso de informação diminui a capacidade de retenção da memória no processamento de informações guardadas para longo prazo, cientificamente, para que uma informação fique memorizada por mais tempo no cérebro, ela é trabalhada na região do hipocampo.

A memória humana tem sido esquecida em tempos de memória virtual, o velho e bom hábito de ler ajuda a fortalecer o funcionamento da memória humana, enquanto que o excesso de informação provinda das mídias e da internet em grande volume pode levar o indivíduo ao estresse e à baixa concentração.

Fonte:
http://www.digestivocultural.com/newsletter/20100312a.htm
http://www.consciencia.net/comportamento/saude/memoria.html

*Leia mais-->

quarta-feira, 24 de março de 2010

Dicas para usar a Sala de Tecnologias


Car@ Professor(a), está em dúvida ainda em como utilizar a Sala de Tecnologias com seus alunos?
Tente seguir estas dicas:

* Visite a sala de informática, utilize os computadores, participe da aula de outros professores para se familiarizar com o ambiente;
* Nas primeiras vezes prepare aulas simples, com atividades curtas e objetivas;
* Tenha o objetivo bem claro do que você quer e o que os alunos devem fazer;
* Planeje bem o tempo das atividades para que todos consigam finalizar as tarefas e para que não sobre tempo para brincadeiras;
* Estabeleça o tempo de uso do computador para cada aluno para que todos tenham sempre o mesmo tempo no computador;
* Tenha em mãos sempre um segundo ou até terceiro planejamento, caso algo não sai como o esperado você já saberá o que fazer;
* Não vá para a sala de informática antes de estabelecer com os alunos algumas regras de procedimento e uso dos computadores.


Dicas de sites (clique no Link para abrir o site): Turma da Mônica, Atividades Educativas, Eduk (idéias de projetos, de aulas e de atividades), Ecokids, Origami Club (video que ensina a montar diversas tipos de dobraduras), Oficina da Alma (na aula de artes pode-se estudar sobre mandalas e cria-las online), e não poderia faltar o site do MEC que traz planosde aula utilizando os computadores, dicas de atividades e sites.

Se você tiver outros sites e ideias, contribua com o blog!!!!

Fonte: http://ntederiodosul.blogspot.com
*Leia mais-->

terça-feira, 23 de março de 2010

Etapas de vacinação contra o vírus influenza A (H1N1)

A vacinação foi iniciada no dia 8 de março e deverá se prolongar até 21 de maio de 2010, perfazendo um total de doze semanas de trabalho. Em decorrência da disponibilidade de vacinas a vacinação dos grupos será por etapas. Cada etapa compreende um determinado período e grupo(s) respeitando a prioridade estabelecida. O suprimento de vacinas será efetuado conforme a respectiva etapa e estimativa da composição populacional de cada grupo.



1ª Etapa - de 8 a 19 de março

  • Trabalhadores lotados nos serviços de saúde envolvidos na resposta à pandemia e população indígena aldeada.

2ª Etapa - de 22 de março até 02 de abril

  • Gestantes em qualquer idade gestacional; (deverá ser garantida, durante todo o ano, a vacinação da mulher que engravidar após esse período e que não tenha sido contemplada em outros grupos). (Até o final da vacinação)
  • População com doenças crônicas de base (exceto os idosos de 60 anos e mais).
  • 1ª dose para crianças saudáveis na idade entre 6 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias; (esse grupo terá uma segunda dose 30 dias a pós a primeira dose).

3ª Etapa - de 5 a 23 de abril

  • População de 20 a 29 anos.

4ª Etapa - de 24 de abril a 7 de maio

  • População de 60 anos e mais com doença crônica de base com a vacina contra influenza A (H1N1).
  • População de 60 anos e mais com a vacina sazonal (campanha anual).

5ª Etapa - de 10 a 21 de maio

  • População de 30 a 39 anos.



Obs.: A vacinação das gestantes e das crianças de 6 meses a 1 ano e 11meses e vinte e nove dias deve ser com a vacina sem adjuvante.

Fonte: www.dive.sc.gov.br/.../Informe_tecnico_influenza_A_H1N1_SC.pdf

*Leia mais-->

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este documento apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

ÁGUA um bem natural que deve ser preservada.


Fonte:
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm
.
*Leia mais-->

sexta-feira, 19 de março de 2010

30 Dicas para uma vida mais saudável

Faça exercício - Pratique exercícios 30 minutos por dia, 3 a 4 vezes por semana. Mas é sempre aconselhável consultar o médico antes de começar qualquer tipo de exercício.

Coma alimentos bem nutritivos - Dê preferência a uma dieta com baixo teor de gordura, cheia de frutas, vegetais e cereais.

Não se sobrecarregue - Faça aquilo que voce sabe que vai conseguir fazer; evite se sobrecarregar. Descanse e relaxe sempre que tiver uma chance.

Rir, o melhor remédio - Mantenha-se sempre positivo, com bom senso de humor; nada como uma boa risada para se relaxar.

Mantenha-se ativo - Arranje sempre uma atividade para fazer; andar, praticar algum esporte, ter algum hobby, sempre ajuda a manter a mente saudável.

Seja seu próprio dono - Controle sua vida como você deseja; seja independente. Não deixe que os outros ditem o que você deve fazer ou pensar.

Ajude aos outros - Procure se voluntariar para alguma atividade; ajudar aos outros traz felicidade e bem-estar.

Pare de fumar - Fumar só traz prejuízo à sua saúde, à dos que estão ao seu redor e ao bolso.

Não coma demais - Comer demais acaba provocando mal-estar; evite comer de 2 a 3 horas antes de ir para cama, a comida aumenta a quantidade de ácido em seu estômago e você não vai dormir bem.

Reduza o álcool, chocolate, alimentos gordurosos e menta - Esses alimentos provocam aumento de ácido no estômago, causando má digestão.

Pense antes de beber - Coma algum alimento antes de beber, para evitar que a bebida seja absorvida muito rapidamente. Saiba quando parar também!

Não coma muito rápido - Coma aos poucos, sem pressa, mastigando bem os alimentos.

Não encha o prato até a boca - Pegue um pouco de cada comida e vá saboreando aos poucos.

Não tome muito sol - Sol em excesso estraga sua pele, sem falar que pode provocar desidratação.

Use um protetor solar - Aplique um protetor solar em sua pele sempre que for se expor ao sol. Comece com um fator 15 e reaplique a cada 2 horas.

Use equipamentos de proteção solar - Chapéus, óculos escuros com proteção contra raios ultravioleta, guarda-sol e roupas adequadas são muito úteis para se proteger do sol.

Evite as horas de "pique" de sol - O horário das 10 da manhã às 3 da tarde é o pior para se tomar sol.

Evite o bronzeado excessivo - Ficar com 'aquele' bronzeado é muito bonito, mas estraga a pele e provoca envelhecimento precoce, além de poder causar câncer.

Durma bem - Durma pelo menos 8 horas por noite, num lugar tranqüilo. Mantenha sempre a mesma rotina, a mesma hora de ir para a cama e de acordar.

Coma alimentos ricos em anti-oxidantes - Vitamina C, Beta caroteno e vitamina E contribuem para evitar o envelhecimento, aumentam a resistência física às infecções e evitam a destruição das células que podem levar ao câncer. Evitam também doenças do coração e disfunção cerebral.

Coma menos gordura - Mantenha uma dieta com apenas 20 por cento das calorias derivadas de gordura; você vai reduzir o risco de ter uma doença do coração e alguns cânceres, além de se manter em forma.

Tenha dados importantes com você - Mantenha uma lista com o nome dos médicos da família ou dos hospitais com os quais você tem convênio. Na hora da emergência, qualquer minuto conta.

Tenha o número do telefone de um Centro de Controle de Intoxicações - Crianças estão sempre mexendo onde não devem e podem ingerir algum produto perigoso.

Aprenda como fazer Ressuscitação Cardio-respiratória - Você pode salvar a vida de alguém! Quanto menos tempo a pessoa ficar sem respirar e sem batimentos cardíacos, mais chance ela tem de se recuperar e ficar sem seqüelas.

Mantenha com você um bilhete com as doenças importantes - Se você tem uma doença especial como epilepsia, diabetes ou doença do coração, ou se você toma algum remédio importante, escreva num papel e ande sempre com ele. Num caso de emergência, pode ser crucial.

Trabalhe com a cabeça - Use sempre equipamento de proteção se o seu trabalho requer. Você pode evitar muitos acidentes de trabalho.

Use cinto de segurança - Essa medida tão simples pode evitar muitas mortes, bem com reduzir o trauma físico durante um acidente.

Use capacete - Quando andar de bicicleta, use capacete. Crianças tem uma alta incidência de quedas quando andam de bicicleta, muitas vezes batendo a cabeça, causando lesão cerebral que pode ser irreversível ou mesmo levar à morte.

Evite lugares com fumantes - Respirar fumaça dos outros fumantes também aumenta o risco de desenvolver câncer de pulmão, além de outras doenças respiratórias.

Tenha uma vida sexual saudável e segura - Use preservativos sempre que tiver relações sexuais. Prefira as relações monogâmicas nas quais você tenha certeza de que o parceiro não tenha o vírus da Aids ou outra doença genital.

Fonte: Nossa Saúde

*Leia mais-->

quinta-feira, 18 de março de 2010

Como estudar Inglês

O Inglês é considerado a língua universal, porém muitos estudantes têm dificuldade em estudá-lo.

Alguns alunos simplesmente não sabem por onde começar. Gramática, tradução, conversação e interpretação são tópicos importantes no aprendizado, não só do inglês, mas também, de muitos outros idiomas.

Na verdade, é a união desses quatro temas que fará com que o aluno domine de uma certa forma a língua inglesa.

* A gramática permitirá que o aluno comece a organizar as idéias e a construir frases.
* A tradução fará com que o estudante memorize o vocabulário além de treinar a leitura e a escrita.
* A conversação dará ao aluno mais confiança, além de melhorar a pronúncia.
* Ao construir e interpretar textos, os alunos poderão aplicar todo o conhecimento da língua.

Claro que para um bom resultado é preciso que o aluno tenha realmente um interesse e empenho nos estudos.

A língua inglesa é repleta de “pegadinhas” e gírias e existem dicionários especializados para a compreensão do idioma. Na internet, esses dicionários somente de gírias e expressões urbanas são conhecidos como “Slang Dictionaries” e são de extrema importância para o conhecimento geral da língua. Para quem trabalha com tradução, esses dicionários (virtuais ou não) são essenciais para o sucesso no trabalho.

Fora as gírias e expressões, a gramática inglesa também possui um grande número de palavras que nos confundem na hora de aprender. Como por exemplo, podemos citar os chamados False Friends (palavras que nos confundem quanto à tradução, pois parecem uma coisa, mas são outra).

Ex: “Parents” não é “parentes”, e sim “pais”.
My parents: meus pais.

Outros exemplos

- Actually: realmente
- Contest: concurso
- Fabric: tecido
- Support: apoiar
- Realize: compreender
- Pretend: fingir

Outro ponto importante é o estudo das famosas phrasal verbs, que são preposições que se unem a verbos para formar um significado.

- To look after: cuidar
- To make believe: fingir
- To put by: desviar
- To look forward to: esperar ansiosamente
- To come about: acontecer

Assim como os slang dictionaries, existem um número grande de dicionários virtuais somente de phrasal verbs.

Claro que qualquer aprendizado lento, mas aos poucos o aluno dedicado começará a se familiarizar com a língua inglesa (ou com qualquer outro assunto que lhe interesse) e ficará mais confiante e como conseqüência vai querer aprender cada vez mais.


Fonte: http://www.infoescola.com/
*Leia mais-->

quarta-feira, 17 de março de 2010

História da Matemática


Os textos matemáticos (em escrita cuneiforme) mais antigos foram encontrados na Mesopotâmia. Na China, é inventado o ábaco, primeiro instrumento mecânico para calcular. São criadas as tabuadas e o cálculo de área é desenvolvido. Estas coisas aconteceram entre 3000 e 2500 a.C.

Aproximadamente em 1600 a.C., é escrito o papiro de Rhind, principal texto matemático dos egípcios, este contem regras para o cálculo de adições e subtrações de frações, equações simples de 1º grau, diversos problemas de aritmética, medições de superfícies e volumes.

De 550 até 450 a.C., é estabelecida a era pitagórica, caracterizada por grandes conhecimentos na geometria elementar, como o teorema de Pitágoras. Os pitagóricos foram os primeiros a analisar a noção de número e estabelecer as relações de correspondência entre a aritmética e a geometria. Definiram os números primos, algumas progressões e a teoria das proporções.

O matemático grego Erastótenes idealizou um método com o qual pôde medir a circunferência da terra, isto ocorreu entre 276 e 194 a.C.

Entre os anos 300 e 600 o povo hindu cria o sistema numérico decimal que usamos hoje.

No ano 1100, Omar Khayyam desenvolve um método para desenhar um segmento cuja longitude fosse a raiz real positiva de um polinômio cúbico dado. Em 1525, o matemático alemão emprega o atual símbolo da raiz quadrada. Em 1545, Gerolamo Cardano publica o método geral para a resolução de equações do 3º grau. Em 1550, Ferrari torna público o método de resolver equações do 4º grau. Em 1591, François Viète aplica, pela primeira vez, a álgebra à geometria. Em 1614, os logaritmos são inventados por Napier. Em 1619, Descartes cria a geometria analítica.

No ano 1642, Blaise Pascal constrói a primeira maquina de calcular, com a qual podia-se somar ou subtrair com números de até seis dígitos. Em 1684, é criado, ao mesmo tempo, por Newton e Leibniz o cálculo infinitesimal. Em 1746, D’Alembert enuncia e demonstra parcialmente que qualquer polinômio de grau n tem n raízes reais.

No período compreendido entre o ano 1761 e 1895, muita coisa aconteceu. Johann Lambert prova que o número p é irracional (1761). Leonard Euler, matemático suíço, simboliza a raiz quadrada de -1 com a letra i (de imaginário) (1777). O matemático italiano Paolo Ruffini enuncia e demonstra parcialmente a impossibilidade de resolver equações de 5º grau (1798). Laplace publicou em Paris a Teoria Analítica das Probabilidades, onde faz um desenvolvimento rigoroso da teoria das probabilidades com aplicação a problemas demográficos, jurídicos e explicando diversos fatos astronômicos (1812). Bernhard Bolzano cria o teorema que leva seu nome (1817). O matemático russo Georg Cantor cria a teoria dos conjuntos (entre 1872 e 1895).


Em 1904, o matemático sueco Niels F. Helge Von Koch constrói a curva que leva seu nome. As medalhas Fields são criadas para premiar os matemáticos que se destacam (1924). Em 1975, Mitchell Feigenbaum descobre um modelo matemático que descreve a transição da ordem ao caos. Em 1977, os matemáticos K. Appel e W. Haken resolvem o histórico teorema das quatro cores com a ajuda de um computador.

Fonte: http://www.infoescola.com/
*Leia mais-->

segunda-feira, 15 de março de 2010

Vício em Internet

Atualmente, com a crescente expansão das novas tecnologias virtuais, intensifica-se também um novo fenômeno, o da compulsão ou dependência à Internet. Casos como este já constam do rol de enfermidades psíquicas que exigem um tratamento psiquiátrico. Muitos estudiosos já consideram este vício tão nocivo quanto o das substâncias entorpecentes, do tabaco, do álcool e do jogo.


Ficar tempo demais em frente a um computador traz implicações muitas vezes inimagináveis, pois o ciberviciado pode até mesmo ser levado à morte por seu comportamento compulsivo. Isto porque ele normalmente desenvolve graves doenças, como a Trombose Venal Profunda, que pode desencadear uma Embolia Pulmonar, distúrbio geralmente fatal.

Além disso, o internauta fanático pela Web tem, comumente, sua vida seriamente atingida, especialmente nas esferas familiar, afetiva e profissional, pois ele se torna obsessivo pela rede. A cada instante, novidades fascinantes e tentadoras surgem na Internet, enredando ainda mais neste universo sedutor os antigos navegadores, e atraindo novos integrantes da teia virtual. Isto provoca o surgimento de um número cada vez maior de ciberviciados.

Vários psiquiatras consideram que ficar muito tempo diante da máquina virtual transmitindo e recebendo e-mails, intercambiando ações, conversando virtualmente ou trabalhando, pode configurar dependência à Internet. Com certeza esta pessoa necessita de tratamento psiquiátrico.

Mas quais os sinais que demonstram a presença deste quadro? Pode-se afirmar que a incessante fixação em estar interligado à rede, minimizar o tempo que se fica conectado à Web, a tentativa de ocultar o que se está buscando na Internet, ficar distante do convívio social, sentir dores nas costas e ganhar peso são alguns sintomas deste fenômeno.

Nos Estados Unidos esta questão já se tornou uma preocupação para os especialistas em Psiquiatria, pois o índice de internautas compulsivos está crescendo muito. De 189 milhões de usuários, 6% a 10% foram diagnosticados como portadores deste vício. Esta dependência crescente gera as ‘ciberviúvas’, ou seja, aquelas que perderam maridos ou namorados vítimas das consequências orgânicas ou emocionais desta dependência; e o ‘ciberadultério’, fenômeno que permite a manutenção de amantes virtuais.

Em uma cultura que defende a superficialidade e a generalidade de tudo, as interações afetivas também se tornam fugazes e passageiras, substituindo as conexões mais entranhadas e estreitas. Nesta roda viva, as pessoas acabam rebaixando o amor próprio e, inseguras, se escondem cada vez mais nos bastidores virtuais, longe do enfrentamento concreto que a vida demanda.

Além dos riscos da infidelidade na Web, um dos casos mais críticos de compulsão na Internet, outros atrativos procurados pelos compulsivos são os famosos ‘bate-papos, as mensagens instantâneas, os videogames, os sítios de apostas, leilões e compras. Diversos estudiosos já listam esta dependência no mesmo estágio de gravidade em que se encontra o consumo de substâncias como a heroína, o crack, a cocaína, entre outros. Estes dependentes apresentam, na maior parte das vezes, incidências de depressão e ansiedade, além de vivenciarem problemas intensos no ambiente familiar.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI813981-EI4802,00.html

*Leia mais-->

quarta-feira, 10 de março de 2010

Pulseiras coloridas ou pulseiras do sexo, ALERTA AOS PAIS!!!

pulseiras-do-sexo-230x150 À primeira vista, uma colorida pulseira de plástico nos pulsos de crianças parece inocente.

Mas na realidade elas são um código para as suas experiências sexuais, onde cada cor significa um grau de intimidade, desde um abraço até ao sexo propriamente dito.

Poderia confundir-se com mais uma daquelas modas que pega, uma vez que é usado por milhares em várias escolas primárias e preparatórias no Reino Unido e custam apenas uns centavos em qualquer banca ao virar da esquina.

Mas as diferentes cores das ditas pulseiras de plástico – preto, azul, vermelho, cor-de-rosa, roxo, laranja, amarelo, verde e dourado – mostra até que ponto os jovens estão dispostos a ir, se proporcionar, desde dar um beijo até fazer sexo.

Andam uns atrás dos outros nos recreios das escolas, na tentativa de rebentar uma das pulseiras. Quem a usava terá de “oferecer” o ato físico a que corresponde à cor. É o “último grito” do comportamento promíscuo que sugere, cada vez mais, que a inocência da infância pertence a um passado distante.

Quase tão chocante como as “festas arco-íris” – encontros com muito álcool e droga à mistura, em que as meninas usam batons de cores diferentes para deixar a “marca” nos rapazes após o sexo oral -, as “pulseiras do sexo”, que custam apenas um euro (um pacote com várias), têm um custo maior que foge ao alcance de muitos pais.

Significado das cores:

» Amarela – é a melhor porque significa das um abraço no rapaz;
» Laranja – significa uma “dentadinha do amor”;
» Roxa – já dá direito a um beijo com língua;
» Cor-de-rosa – a menina tem de lhe mostrar o peito;
» Vermelha – tem de lhe fazer uma lap dance (dança erótica);
» Azul – fazer sexo oral praticado pela menina (”boquete”);
» Verdes – são as dos chupões no pescoço;
» Preta – significa fazer sexo com o rapaz que arrebentar a pulseira;
» Dourada – fazer todos citados acima ou sexo oral simultâneo (“meia-nove”);
» Listrada– sexo na posição “frango assado”;
» Grená – Sexo anal sem lubrificante;
» Transparente – sexo com parentes consanguíneos;
» Marrom – exo escatológico (“brown shower”).

Fonte: http://www.maqgoo.com/capa/noticias/pulseiras-do-sexo-alerta-aos-pais/

*Leia mais-->

 

**Desenho: Editado por Tiago Nunes **Inspiração:Ipietoon's **Imagem digital: Tiago Nunes