sexta-feira, 30 de abril de 2010

Enem 2010 será nos dias 6 e 7 de novembro

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. O MEC (Ministério da Educação) está fazendo os ajustes finais no calendário de avaliações, uma vez que a edição 2010 do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) está prevista para o dia 7 de novembro.

Nos próximos dias, o Inep, autarquia do MEC responsável pela prova, deve publicar uma nova portaria alterando a data do Enade, exame que avalia o ensino superior.

A expectativa do ministério é de que essa edição tenha 6 milhões de inscritos. No ano passado, o Enem recebeu 4,2 milhões de inscrições -- e cerca de 2,5 milhões fizeram a prova. Nesta edição, exame deixou de ser apenas um instrumento de avaliação do ensino para ser utilizado como seleção para 47,9 mil vagas em 51instituições públicas de ensino superior, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Sisu

Ainda no primeiro semestre, o Sisu terá uma nova rodada de seleção, que utilizará a nota do Enem 2009. As instituições federais que tenham vestibular de meio de ano devem decidir a adesão ao sistema no mês de maio e as inscrições devem ser abertas no mês de junho.

O MEC já sinalizou que haverá mudanças na próxima edição.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/04/30/enem-2010-sera-nos-dias-6-e-7-de-novembro.jhtm

*Leia mais-->

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Curiosidades: Tipos de Nuvens

Através da observação das nuvens podemos observar, ou identificar, as condições atmosféricas de determinado local, pois estas refletem em sua quantidade, forma e estrutura.

Para que haja a formação de nuvens é necessário que parte do vapor d’água contido na atmosfera se condense, formando pequenas gotículas de água, ou solidifique, formando minúsculos cristais de gelo. A esta formação, ou aglomerado de cristais de gelo e gotículas damos o nome de nebulosidade.

Uma característica que diferencia os variados tipos de nuvens é a altura em que elas se formam, ou onde se encontra sua base e seu topo. Mas, é importante lembrar, que esta altura varia conforme a posição geográfica (latitudinal) da região considerada. Por exemplo, na região tropical a altura mínima (estágio baixo) e máxima (estágio alto) de uma nuvem costuma ser a 2 km e 18 km de altura da superfície respectivamente, enquanto que nas regiões polares e temperadas as distâncias são, respectivamente, 2 km e 8 km, e 2 km e 13 km.

Internacionalmente, existem cinco denominações para tipos de nuvens que se encontram no estágio baixo, a 2 km da superfície.


Cumulus

Cumulus

- Cumulus : nuvens isoladas que apresentam uma base sensivelmente horizontal, tem contornos bem definidos, uma cor bem branca quando iluminada pelo sol, provoca chuvas na forma de pancadas, constituídas principalmente por gotículas de água, mas podem conter cristais de gelo no topo. Variações: humilis, quando apresentam desenvolvimento vertical; mediocris, quando possuem o topo arredondado; fractocumulus, quando se desmancham por causa de alguma turbulência.


Congestus

Congestus

- Congestus: tem bordas protuberantes no topo e considerável desenvolvimento vertical, indica profunda instabilidade e favorecimento por escoamento ciclônico em altitude.


Cumulonimbus

Cumulonimbus

- Cumulonimbus – Cb: com grande desenvolvimento vertical apresenta a forma de uma montanha e sua forma só pode ser vista de longe devido ao seu tamanho. No topo, geralmente apresenta a forma característica de uma bigorna. É uma nuvem mais escura formada por grandes gotas de água e granizo, podendo conter cristais de gelo no topo. Está associada a tempestades fortes com raios e trovões.


Stratocumulus

Stratocumulus

- Stratocumulus – Sc: cinzentas ou esbranquiçadas é formada por gotículas de água e estão associadas a chuvas fracas. Variações: cumulusgenitus, vesperalis.


Stratus

Stratus

- Stratus – St: nuvem cinzenta que provoca chuvisco. De cor cinza forte com base uniforme, costuma encobrir o sol ou a lua.

A seguir, três denominações para as situadas em estágio médio, de 2 a 8 km em latitude tropical, 2 a 7 km em região temperada e de 2 a 4 km na região polar…


Nimbostratus

Nimbostratus

- Nimbostratus – Ns: nuvens de grande extensão e base difusa formadas por gotas de chuva, cristais ou flocos de gelo com cor bastante escura.


Altostratus

Altostratus

- Altostratus – As: assemelham-se a um lençol cinzento, às vezes azulado, sempre tem umas partes finas que permitem ver o sol. É formada por gotas de chuvas e cristais de gelo.


Altocumulus

Altocumulus

- Altocumulus – Ac: nuvem cinza (às vezes branca) que apresenta sombras próprias e tem a forma de rolos ou lâminas fibrosas ou difusas. Raramente contém cristais de gelo e por entre as nuvens deste tipo é possível enxergar pedaços do céu claro. Variações: lenticularis, radiatus, cumulusgenitus, opacus, plocus ou castellatus.

E por fim, três denominações para formações em estágios altos, de 6 a 18 km na região tropical, 5 a 14 km na região temperada e 3 a 8 km na região polar.


Cirrus

Cirrus

- Cirrus – Ci: nuvens com brilho sedoso, isoladas e formadas por cristais de gelo parecendo convergir para o horizonte. Podem se formar da evolução da bigorna da cumulusnimbus. Variações: filosus ou fibratus, uncinus, spissatus ou nothus, ou densus.


Cirrocumulus

Cirrocumulus

- Cirrocumulus – Cc: nuvens braças compostas quase exclusivamente por cristais de gelo agrupados em grânulos semi-transparentes. Variações: stratiformis, lenticularis, castellatus.


Cirrostratus

Cirrostratus

- Cirrostratus – Cs: nuvens parecidas com um véu transparente que dão ao céu um aspecto leitoso. Constituída por cristais de gelo. Variações: fibratus, nebulosus.


Fontes
http://www.master.iag.usp.br

*Leia mais-->

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dicas para ajudar na escolha da profissão

A escolha da profissão foi decidida por muitos desde cedo, já outros ainda não sabem o que fazer, qual carreira seguir, em que área atuar, enfim, a indecisão e as dúvidas são grandes em relação a escolha. O principal fator que faz com que muitos fiquem em cima do muro é escolher algo que realmente gosta ou optar por algo que dá dinheiro ou até mesmo o que os pais gostam. O medo de decepcionar os pais com a decisão é inevitável, mas estes responsáveis por você até então não podem decidir por você o que seguir para o resto da sua vida, pois você com certeza não gostará de fazer algo que não gosta, onde pelo fato de não ser aquilo que você queria, o sucesso e reconhecimento profissional não virão devida o seu foco. Infelizmente ou felizmente não existe uma fórmula mágica que faça com que você saia desta indecisão com 100% de segurança, no entanto, alguns pontos devem ser levados em consideração para que você faça a escolha correta, sendo que escolher uma profissão não é apenas decidir o que você irá fazer, mas também quem você será.

Antes de tudo é preciso que você pergunte para si mesmo o qual sua expectativa em relação a uma profissão, sendo que é de extrema importância que você saiba identificar se a satisfação profissional em estar bem sucedido é maior do que fazer algo mesmo que ganhe pouco. Enfim, todos possuem vocações que podem auxiliar na escolha da carreira a seguir, assim é indicado que você busque saber quais são as suas vocações e analise em quais carreiras estes pontos se relacionam.

Além disso, verificar o mercado de trabalho e as profissionais que estão em destaque são de grande importância para garantir que você não opte pela escolha errada, pois isso pode significar mesmo depois de formado continuar desempregado pela falta de vagas em sua área. No entanto, a vaga de emprego está cada vez mais competitiva exigindo melhores qualificações e capacidades do profissional. Você já deve ter ouvido falar muito nas profissões em alta, nas quais são as consideradas as profissões do futuro, assim antes de optar por uma delas visando o sucesso breve, lembre-se de que até você entrar no mercado de trabalho formado muitas coisas já podem ter sido alteradas, sendo que uma determinada profissão que está em alta hoje, pode não estar mais amanhã.

Uma dica interessante é procurar na medida do possível o máximo de informações confiáveis e verídicas sobre o curso e profissionais e áreas que deseja seguir, no qual nesta busca vale consultar manuais, guias, conversar com universitários, professores, profissionais, enfim, procure saber realmente tudo sobre a área. Algo que ajuda muitos estudantes no momento de escolher a profissão são os testes vocacionais, sendo que muitos se enganam pensando que os testes vocacionais fazem milagres, além disso, apontam a profissão a ser seguida. Na verdade, o teste vocacional tem como finalidade auxiliar na identificação nas áreas em que o estudante está mais ligado a partir de suas habilidades e competências.

Fonte: www.clickfantastico.blogspot.com

*Leia mais-->

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Campanha de Vacinação contra a Gripe A

Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1) no mês de março, 5.170 pessoas já foram imunizadas em Rio do Sul. A procura é considerada boa pelo secretário de Saúde Luiz Carlos Zanis. Considerando todas as faixas etárias envolvidas na campanha do Ministério da Saúde, cerca de 30 mil pessoas devem ser imunizadas na cidade.
Nesta semana, iniciou o período de vacinação para os jovens com idades entre 20 e 29 anos. As pessoas nesta faixa etária devem procurar as unidades de saúde dos bairros Barra do Trombudo, Bremer, Budag, Canta Galo, Fundo Canoas, Laranjeiras, Santana e Santa Rita, além da Policlínica de Referência Regional, no centro. É necessário levar a carteira de vacinação ou documento de identidade.
No sábado (10), todas as unidades de saúde e a Policlínica estarão abertas das 8h às 17h, para o dia “D” da campanha. Pessoas com doenças crônicas, gestantes e crianças com até seis meses que eventualmente ainda não foram vacinados na etapa inicial da campanha também podem ser imunizados.

Fonte: http://radiofm93.blogspot.com/
*Leia mais-->

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Como fazer uma boa pesquisa escolar usando a Internet

another fun dog

Com força de vontade você consegue!

Seu trabalho escolar vai ficar tão bom que sua professora nem vai fazer aquela cara de “eu já imaginava” para você :)

Pesquisas para trabalhos de escola estão se tornando um problema, e dos grandes, imagino que em um sala com 40 alunos é bem possível que 10 trabalhos sejam idênticos.

Isso acontece por pura preguiça mesmo, é o famoso Ctrl+C e Ctrl+V. E como você pode escapar dessa e ainda fazer um bom trabalho, e o melhor, um trabalho que você aprenda mais fazendo ele?

GHCA's Computer Lab Running Gentoo Linux

É bem simples na verdade, só exige um pouco mais de esforço do que só copiar e colar, a grande vantagem é que sua nota no trabalho será muito melhor e seu conhecimento do assunto será mais profundo, o que de fato é o objetivo de trabalhos escolares.

Como a grande maioria usa o Google vou usá-lo como exemplo. Vamos imaginar que você pesquisa sobre Festas Juninas e Danças Folclóricas.

No Google se digita as palavras-chave e os resultados aparecem. Simples, agora é hora de deixar esse trabalho diferente e de qualidade!

Como aparecem vários resultados procure escolher os mais completos, descarte de cara artigos pequenos e simples.

Ao encontrar esses artigos escolha 3 ou 4 endereços diferentes, copie os textos de todos e cole em um documento de um editor de texto. Até aqui você pode copiar.

Agora é hora de ler, sim você precisa ler, porque se não fizer isso pode estar coletando informação errada ou imcompleta e assim ficará o trabalho, errado e imcompleto. Portanto leia tudo, após ler os 3 ou 4 textos sobre o mesmo assunto algo mágico vai acontecer!

Você vai entender do que se trata, é assim que se aprende, lendo. E ao saber mais do assunto vai reparar que nos textos existem muitas partes semelhantes explicadas de formas diferentes em cada tópico.

Por exemplo:

De qual país veio o costume da festa junina?

Quais são as danças folclóricas ou regionais no Brasil?

E etc…

Crie então um novo arquivo de no editor de textos.

Separe os tópicos, 1, 2, 3, etc. e comece a escrever com suas palavras o que entendeu do que leu, não precisa decorar e pode voltar no documento de texto onde estão copiados os textos se não lembrar, o importante é entender e em um novo arquivo de texto escrever o seu.

Pronto, só que não acabou. Depois de escrever todo seu texto selecione algumas imagens, fotos em trabalhos ajudam a ilustrar melhor. Onde encontrar fotos para trabalhos?

No Google também :)

É bem possível que nos textos sobre o trabalho que você encontrou na sua busca inicial já existam boas imagens e você pode usar elas, mas como você quer fazer um trabalho único vai se esforçar um pouco mais.

Ao realizar a busca por imagens use sempre palavras bem específicas, por exemplo:

Usando “dança quadrilha” no Google na parte de busca por Imagens o resultado será de muitas fotos e desenhos de pessoas dançando a quadrilha de uma festa junina.

Escolha as melhores, e lembre-se, no final do seu trabalho indique sempre a fonte, ou seja, o endereço na internet onde você encontrou informações e imagens, sempre cite a fonte!

Após salvar suas imagens no seu computador é só inserir elas na parte do texto onde elas se encaixam melhor com a descrição que você mesmo escreveu.

Agora sim está tudo pronto! Monte um título para seu trabalho, coloque seu nome, série, e etc.

Sou capaz de apostar que a sua nota em um trabalho feito dessa forma será bem melhor!

Victory!!!

Fonte: http://www.blogdoestudante.net
*Leia mais-->

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Feliz Páscoa!!!

*Leia mais-->

Por que o dia 1º de Abril é o dia da mentira?


Não se sabe ao certo de onde surgiu a idéia do Dia da Mentira, comemorado no dia 1º de abril. A teoria mais aceita quanto à origem do dia da mentira remonta ao século XVI, na França.

A brincadeira teria começado por ocasião da troca de calendário ordenada pelo rei Carlos IX, em 1564. Até então, estava em vigor o calendário Juliano, pelo qual as festividades do ano novo eram comemoradas de 25 de março a 1º de abril. A partir da ordem do rei, o calendário Gregoriano passaria a ser utilizado, o que significa que o ano teria início em primeiro de janeiro.

Considerando as condições de comunicação naquele século, a mudança deve ter levado meses, ou mesmo anos para ser de conhecimento de todos os franceses. Além disso, muitas pessoas foram contra essa mudança, e continuaram a comemorar a passagem de ano de acordo com o calendário Juliano.

As piadas tiveram origem, portanto, da resistência de alguns, e da falta de informação de outros em relação à troca de calendários. Consta que eram comuns os convites para festas de “fim de ano” falsas. Quando as pessoas deixaram de cair na mesma mentira, das festas de fim de ano, os “mentirosos” passaram a criar outras situações fictícias, como casamentos, dos quais enviavam diversos convites. As brincadeiras nessa época do ano espalharam-se por toda a Europa, e chegaram ao Brasil por intermédio dos portugueses.

Em 1848, em um dia 1º de abril, foi lançado em Pernambuco um periódico chamado “A mentira”, que já em sua primeira edição noticiava a morte de Dom Pedro, noticia desmentida na edição do dia seguinte.

A mídia britânica, também nessa época, adotou a tradição de enganar seus leitores com histórias fantásticas, tradição esta que perdura até os dias atuais, e que faz vítimas, ou noodles (patetas, como são chamados na Inglaterra os que caem na mentira) até em outros países, inclusive no Brasil.

Os periódicos mais renomados do país, como a revista Veja e o jornal A Folha de São Paulo já foram noodles (patetas). Em 1993, a Veja reproduziu a notícia divulgada pela revista britânica New Scientist, que descrevia uma experiência bem sucedida realizada na Alemanha, que teria criado uma nova espécie de alimento (de sabor agradável), resultado da união de células de boi com células de tomate, dando origem a uma espécie animal-vegetal, um “boimate”. A revista Veja só assumiu o erro após a publicação de uma matéria que revelando a mentira na Folha de São Paulo.

Mas nesse mesmo ano (e mês), a própria Folha cairia em outra pegadinha inglesa, ao reproduzir, como verdadeira, uma matéria publicada no jornal inglês The Independent, que noticiava que arqueólogos teriam descoberto evidências materiais da existência da vila dos gauleses Asterix e Obelix. Para “sorte” dos leitores, outro jornal, a Gazeta Mercantil, publicou uma matéria a respeito da tradição inglesa de vincular notícias mentirosas em abril, citando como exemplo de piada, o anúncio da descoberta dos arqueólogos.

Se na Inglaterra as pessoas que acreditam nas histórias de 1º de abril são chamados de patetas (noodles), nos Estados Unidos são chamados de bobos de abril (april fools), na Escócia de tolos de abril (april gowks) e na França de peixe de abril (poisson d”avril).

Fontes
“HowStuffWorks – Por que 1º de abril é considerado o dia da mentira?”. Publicado em 30 de março de 2001 (atualizado em 17 de julho de 2008) Disponível em http://pessoas.hsw.uol.com.br/questao6041.htm Acessado em: 24 de fev. 2009.

*Leia mais-->

 

**Desenho: Editado por Tiago Nunes **Inspiração:Ipietoon's **Imagem digital: Tiago Nunes